Muito antes de começar a diversão que é viajar de avião pela primeira vez, você precisa executar conhecer itens essenciais e executar algumas tarefinhas com cuidado. Vem ver algumas delas:

1) Que documentos preciso ter para viajar?

Adultos em voos domésticos (nacional) ou para a América do Sul, só precisam da carteira de identidade. No momento da compra você é informado de outros documentos aceitos. Para voos internacionais, você pode precisar do passaporte e até do visto, se for o caso.

2) Preciso saber: qual a diferença de escala para conexão?

Fique atento: é na hora de comprar a passagem que essas informações são apresentadas: O voo direto significa que o avião decola na cidade de origem e só para na cidade de destino. No caso do voo com escala, significa que você irá no mesmo avião da cidade de origem até a cidade de destino, mas o avião irá parar em uma ou mais cidades durante o percurso. Já o voo com conexão significa que você vai precisar trocar de avião pelo menos uma vez.

3) Quanto tempo preciso chegar ao aeroporto antes do voo?

Se o seu voo é nacional, você precisa fazer o check-in pelo menos uma hora antes. Se for para outro país o prazo é maior: chegue pelo menos duas horas antes do horário de embarque! O recomendado é não deixar para a última hora e evitar stress desnecessário!

4) Muito cuidado com as bagagens

Na hora do check-in, além de confirmar que vai mesmo fazer a viagem, você vai despachar as bagagens, ou seja, entregar as malas maiores, que serão transportadas no porão do avião. Você tem direito a levar uma mala, mochila ou bolsa de mão com você na cabine do avião.

5) Chegou a hora, vamos embarcar!

Um pouco antes de começar o embarque, os funcionários vão explicar como será feito – muitas vezes depende das fileiras, com as do fundo embarcando antes. Antes de embarcar, o funcionário vai conferir seu cartão de embarque e seu documento. No avião, identifique seu assento: o número significa a fileira e a letra a posição da poltrona. Guarde sua bagagem no compartimento sobre a poltrona e se acomode. O mais importante é: agora é hora de relaxar e aproveitar a viagem!

6) Estou voando! É verdade que dá enjoo?

Fique tranquilo: isso é mais comum em aviões pequenos. Nesse aviões maiores, utilizados pelas principais companhias aéreas brasileiras são raros os casos de enjoo, mas se acontecer terá um saquinho bem na sua frente para embalar o vômito.

7) Segura esse up de dicas:

  • É comum o piloto falar “afivelem os cintos pois iremos passar por uma forte turbulência”. Isso não é o mesmo que falar “o avião vai cair” 🙂 é apenas para aumentar sua segurança.
  • É comum sentir um desconforto nos ouvidos ou ficar “meio surdo”, para melhorar tente simular um bocejos ou masque um chiclete – o movimento de mastigar ajuda a destapar.
  • Evite sentar de pernas cruzadas, você deve ficar várias horas sentado e é melhor favorecer a circulação.
  • No avião costuma fazer frio, especialmente em voos noturnos, então vá preparado. Geralmente você pode controlar a saída de ar condicionado para regular a temperatura.

Se vier para Teresina, você já sabe onde se hospedar né? O melhor custo benefício da região, só aqui no Uchôa Teresina Hotel!