O Museu do Piauí é uma instituição de referência na preservação da memória do Estado. Fundado em 1934, a instituição surgiu a partir de uma seção do Arquivo Público, passando, em 1980, a abrigar o seu acervo no casarão de traços neoclássicos da Praça Marechal Deodoro da Fonseca, sua sede atual. Desde então, o Museu vem ampliando o seu acervo e mantendo o compromisso com a preservação do patrimônio histórico e cultural piauiense.

 

Acervo do Museu
O espaço possui um acervo eclético, com perfil histórico, que se constitui aproximadamente de 7 mil peças distribuídas em 12 salas de exposição permanente e parte em reserva técnica, coleções de grande qualidade, peças pré-históricas (peixes e tronco fossilizados), louças da Companhia das Índias, porcelanas chinesas e inglesas, mobiliário, quadros dos séculos XIX (Victor Meirelles, Lucílio de Albuquerque e Iole), imaginárias, obras importantes de arte contemporânea de renomados artistas piauienses, cédulas, moedas, medalhas, indumentárias da guarda nacional, machados primitivos, urna funerária, arcos, flechas, artesanato piauiense, entre outras peças de relevância para nossa história. 

Peças que lembram os primeiros dias da colonização do Piauí, a matança dos índios, os brados dos destemidos vaqueiros em busca da liberdade do jugo português, bem como os namoros e lamentos das sinhazinhas que viam o mundo pelas frestas das janelas dos sobrados. Isto e muito mais pode ser visto e vivido numa visita ao Museu do Piauí/Casa de Odilon Nunes, um dos primeiros prédios construídos em Teresina – próximo à Praça da Bandeira. A escada, coberta por um tapete vermelho, é prenúncio do que está por vir.


Muito mais espaço

São 15 salas com exposição permanente, assim discriminadas: Terra, O Homem- Arqueologia e Índio, Piauí Colônia, Piauí Império, República Velha, República Nova, Arte Sacra, Arte Popular, Comunicações, Heráldica, Numismática, Pinacoteca e a Sala Galeria dos Governadores. O conjunto funciona como uma viagem pela história do Piauí, enfatizando costumes, manias de gerações que, pelo legado deixado, conta sua própria trajetória – como se não precisasse de interlocutor.

A viagem pelo Piauí imperial continua, com a exposição de móveis e outros objetos que refletem a vida de senhores severos e de sinhazinhas frágeis, diáfanas, obedientes à sociedade machista de uma época cheia de medo, de incertezas, mas também de romantismo e de amores fugidios. No centro, a cama de casal da Casa Grande São Domingos – doada pelo ex-senador Fausto Gaioso Castelo Branco -, os uniformes da guarda nacional, do século XIX, usados pelos bravos na guerra do Paraguai, além das espadas e bainhas aparecem como símbolos da casa grande, do poder viril.

Venha para Teresina e hospede-se no Hotel com melhor custo benefício do Piauí.

Em 9 de novembro de 1992, o Museu foi tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, pela Lei Nº 4515, e em 10 de outubro de 1999 foi rebatizado de Casa de Odilon Nunes, em homenagem ao historiador piauiense, quando da passagem do centenário de seu nascimento, através da Lei Estadual Nº 5086 de 30 / 09 / 1999.

 

ENDEREÇO:

Rua Areolino de Abreu, 900
Teresina-PI
Cep. 64000-180
Fone: (86) 3221-6027

Horário de Funcionamento:

Ter a Sex: 08 às 17h

Sab e Dom: 08 às 12h

Coordenadora: Dora Medeiros

Com informações do jornal O Dia, Governo do Piauí e História das Artes.